quarta-feira, 23 de junho de 2010

Google lança serviço de OCR para imagens e PDF


Vamos Google!!! Em mais um plano pra dominar o mundo.

Novo recurso do conjunto de ferramentas do Google Docs permite ao usuário reconhecer caracteres presentes em imagens e arquivos de PDF.

Lembro-me no ano 2000 eu sentado na frente de um PC com uma pilha de papel para digitar tamanha era a preguiça que ao meu lado um scanner HP com um conjunto de disquetes de um programa chamado Omnipage Pro não tinha a menor não do que se tratava na época não tinha o Google pra perguntar e ele dar a resposta resolvi (uma luz da intuição), por curiosidade instalar e logo no início da instalação apareceu a sigla OCR Program. Meu Deus que p... é essa? Só sei que comecei a usar depois de muito tempo vi que o tal OCR se tratava de reconhecimento de caracteres em imagem. Cara me salvou de 3 (três) dias de trabalho.

Gente OCR é Optical character recognition, tradução no inglês de lanchonete é mais ou menos reconhecimento óptico de caracteres.
Agora NÃO SÃO TUDO MIL MARAVILHAS NÃO! Tem hora que temos que meter o braço e refazer parte do trabalho muitas vezes é melhor digitar o parágrafo todo, o que achei interessante foi à opção para PDF que em muitos casos ajuda. Ainda temos os velhos problemas com tabelas, formatação de texto e outros detalhes.

Faça um teste aqui a ferramenta está em serviços de código do Google, precisa que você tenha uma conta no Google
.

Promoções Participe: Ganhe TV de 42 Polegadas Aqui

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Peering e Peering Points

Internet

A Internet é uma coleção de redes, todas conectadas para que os dados possam ser transferidos de uma rede para outra. Freqüentemente duas redes não estão conectadas diretamente, mas sim estão ligadas através de uma ou mais redes de uma terceira parte.
Ilustração 1 Para obter os dados da Rede A, A Rede E deve atravessar duas outras redes (B e C ou D).

Leva tempo para que os dados percorram uma rede devido à latência e o congestionamento.
Quanto mais redes os dados devem atravessar, mais latências serão encontradas e maiores as chances para que os dados encontrem congestionamentos. Cada rede atravessada também representa outro ponto potencial de falha, possivelmente impedindo os dados de chegar ao destino.
Peering
Peering é a interconexão voluntária de redes de internet separadas realizadas com o propósito de viabiliziar o trânsito de informações de seus respectivos usuários.
O termo também é utilizado para designar os fenômenos de colaboração virtual viabilizados pela Web 2.0, como a Wikipédia. Ou outras formas.
É um modelo de inovação e criação de valores, com colaboração auto-organizada que produzem novos bens e serviços dinâmicos. (Fonte: Wikipédia)
 
Peering e Transito

Quando duas redes se encontram para troca de dados, então o operador de ambas as redes devem fazer uma escolha:

Vamos aceitar outra rede de tráfego que não é para nós e transmitir até chegar ao seu destino?Se o operador de rede diz "sim", então eles estão fornecendo "trânsito" para a outra rede. Quando você paga um provedor uol, terra, oi ou outro provedor para conectar sua rede à Internet é isso que você está pagando - o trânsito. Eles concordam em levar o tráfego de sua rede e passá-lo para fora na Internet (que é para todos os outros da rede) e, na outra direção, transportar tráfego da Internet para sua rede. 
Se ambos os operadores de rede dizer "não", ou seja, que só aceitará o tráfego de outra rede que é destinado a eles, então as duas redes são "peering". Enquanto os dados são provenientes de uma rede e é destinada para o outro pode passar através da conexão peering, mas o trânsito não pode fazer.

As maiorias das organizações cobram dinheiro para o trânsito, tanto pelo tamanho da conexão ou pela quantidade de dados carregados. Trânsito é geralmente fornecida por grandes redes que estão conectadas a muitas outras. Trânsito é geralmente comprado por redes menores que estão conectados a apenas uma ou duas outras redes.
Peering é normalmente feito entre as redes de tamanhos aproximadamente similares em uma base sem fins lucrativos. Como os custos envolvidos com um link peering são apenas para o cabo com nenhum pagamento à outra parte, eles tendem a ser muito mais barato do que as ligações de trânsito e por isso pode ser muito mais rápido.


Peering Pontos

Um ponto de troca de tráfego é um lugar onde muitas redes de interconexão em conjunto para troca de tráfego em uma base de troca de tráfego - que é um lugar onde muitas redes peer. Ela permite que uma rede ponto a ponto com muitas outras redes, mas apenas suportar o custo de uma ligação para um lugar.

Ilustração 2 Peering sem Point Peering com um ponto de Peering
(Links n-1) / 2 para cada rede


Ilustração 3 Peering Point Com um Peering
Um link para cada rede

Peering e pontos de peering reduzem os números de redes que os dados devem atravessar para chegar ao seu destino e, por conseqüência, melhoram a velocidade e a confiabilidade da internet. Se as redes geograficamente próximas pares, em seguida, os dados podem percorrer um caminho curto, não importa qual a configuração de redes de provedores de trânsito podem ter.
Pontos Peering também são conhecidos como Network Access Points (NAPs), ou intercâmbio Internet (PTT), ou, por vezes, Região Metropolitana de Intercâmbios (MAES). Existem vários na Austrália, incluindo os pontos em Brisbane, Sydney, Melbourne, Adelaide e Perth.

Texto escrito e revisado em: 18 de junho de 2010
Por: raynunes@gmail.com
Para os sites:
Calangoti: http://calangoti.blogspot.com
Grupo de Hardware&Redes: http://groups.google.com.br/group/hardwareredes

Promoções:

sábado, 12 de junho de 2010

Termos Técnicos da Informática

Quem foi que nunca foi pego de surpresa com algum termo de informática junto na hora de uma explicação e vêem na cabeça: - Putz o que isso significa. Isso tendo que tomar uma decisão em frações de segundo pensando nisso criei uma coluna com esse objetivo de desvendar os segredos dos significados  dos Termos Técnicos da Informática.

Junto com outras colunas que pretendo escrever no Blog Calangoti está será uma das minhas prediletas esta coluna será voltada a ensinar a desvendar os termos técnicos usados no mundo da informática.

Não irei seguir uma linha por uma área específica e sim uma linha do dia-a-dia das descobertas.
Pretendo ensinar na prática os que os termos significam no funcional.

Como estréia desta nova coluna o termo escolhido:

Bounce Rate

Definição: Bounce Rate ou Taxa de Rejeição é o termo utilizado para analisar a qualidade do conteúdo e o tráfego nas  páginas o valor é calculo através do número de visitantes que acessam sua página e saem sem acessar nenhuma outra.

Onde se aplica: Em sites da Internet para monitorar a taxa de rejeição.


Porcentagens do Bounce Rate:

Abaixo de 20%: É um resultado muito bom, significa que os objetivos da página/conteúdo de entrada foram alcançados, e a mesma está enviando tráfego para as outras.

Entre 20% à 50%: É um nível razoável, você está no caminho certo mas não pare até atingir uma porcentagem menor.

Acima de 50%: é uma taxa mais preocupante, isso significa que os visitantes não estão gostando muito da página/conteúdo apresentado. Fique de olhos atentos.

Conclusão: Taxa de Rejeição é o ponteiro para que você webdesing fique em alerta com seu site, pois ele pode estar tento acesso (por mecanismos de buscas ou mesmo por acesso direto) e mesmo assim não está tendo uma boa atratividade para que seu público continue navegando nele e vendo o que você esteja querendo oferecer ou divulgar.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Google no Ritmo da Copa 2010

Mais uma vez o Google traz algo para as datas importantes desta vez e com a Capa do Mundo 2010.

Digite no Google “World Cup 2010” e o contador de páginas se transforma para a palavra Gol.

O interessante  no resultado da busca  é que logo em seguida aparece o calendário dos jogos com os horários e a grade dos países de cada grupo.

Para nossa versão do idioma (Português-Br) digite “Copa do Mundo 2010” e nada acontece apenas o calendário dos jogos e a grade dos países.

Custava ao mudar o nosso contador de páginas também?

Promoções: TV´s | Câmeras Digitais | Filmadoras