quinta-feira, 7 de agosto de 2014

INSTALANDO KALI LINUX


Para instalar uma versão do Kali Linux em seu computador é simples semelhante à instalação de outros sistemas operacionais.
Vamos iniciar com requisitos de hardware compatível. Kali Linux é suportado nas plataformas i386, AMD64 eARM (ambos Armel e armhf) .
Os requisitos mínimos de configurações de hardware sejam pelo menos com o valor mínimo maior  três vezes.

CONFIGURAÇÕES MÍNIMOS

* Disco Rígido mínimo de 8GB;
* Para arquiteturas i386 e AMD64 um mínimo de memória de 512MB de RAM;
* Driver de CD-DVD /Suporte de boot USB;
* Conexão com Internet antes da instalação para atualizações dos pacotes;

1. A primeira tela de instalação do Kali Linux apresenta as opções dos tipos de instalações podemos escolher baseado em GUI ou em Modo Texto.

 Figura 1 - Modo de Instalação
2. Selecione o local, idioma, pais e teclado de preferência.

 Figura 2 - Selecionando Idioma, Local e Teclado

3. Selecione o nome para o host Kali Linux. O padrão é Kali.

 Figura 3 - Nome do host
4. Escolha uma senha. Senhas fracas não serão aceitas então escolha uma que tenha um certo grau de complexidade.



Figura 4 - Definindo a  Senha

5. A próxima tela solicita sua timezone. Modifique de acordo com sua conformidade.


 Figura 5 - Selecionando Timezone
Particionar Discos. O instalador irá pedir para configurar as partições dos seus discos. Se estiver instalando o Kali Linux em uma imagem virtual, selecione modo guiado de instalação – Disco inteiro. Alerta essa opção destruirá os dados já armazenados em disco. Para os usuários avançados podem selecionar configurações personalizadas manuais.
Kali Linux oferece suporte a LVM, gerenciador de volume lógico. LVM permite que se gerencie e redimensione os volumes lógicos após a instalação. Em teoria, supõem-se uma maior flexibilidade, quanto a necessidades de armazenamento de alterar as configurações inicias.


 Figura 6 - Definindo Partições

6. A última janela apresenta uma revisão das definições de instalação. Se todas as configurações estiverem de acordo com suas definições selecione SIM e no botão para continuar para prosseguir o processo, como mostrado na tela seguinte.

 Figura 7 - Salvando configurações
7. Kali Linux usa os repositórios centrais para baixar os pacotes de aplicativos. Caso precise instalar esses pacotes, você precisará usar um espelho na rede. Os pacotes são baixados utilizando o protocolo HTTP. Caso sua rede tenha um servidor proxy você precisará configurar as informações do proxy da sua rede.

 Figura 8 - Definindo Repositórios

8. Kali solicita que se instale o gerenciador de boot o GRUB. GRUB é um multi-bootloader que permite ao usuário a capacidade de escolher inicializar vários sistemas operacionais. Recomenda-se que se opte por instalar o GRUB. Se estiver configurando seu sistema em dual boot, certifique-se de que o GRUB reconheça os outros sistemas operacionais. Caso o GRUB não detecte outros sistemas operacionais, a maquina irá iniciar automaticamente pelo Kali Linux.

 Figura 9 - Instalando o GRUB
9. Essa última tela é a desejada por todos após uma instalação. Parabéns instalou com sucesso a distribuição Kali Linux, remova todas as mídias (físicas ou virtuais) e selecione Continuar para reiniciar o sistema.

 Figura 10 - Finalizando Instalação

Valeu.

Colaborador: Raymundo César Nunes

NOTA DE ESCLARECIMENTO:
Todo esforço foi feito na preparação deste tutorial para garantir a precisão da informação apresentada. No entanto, a informação contida neste tutorial é apresentada sem garantia, expressa ou implícita. Nem o autor, nem o blog calangoti.blogspot.com, e os seus leitores e colaboradores serão responsáveis por quaisquer danos causados ou supostamente causados direta ou indiretamente por este tutorial.

Recomendamos que teste essas informações em ambientes de testes antes de coloca-las em ambientes de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário