segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Treinamento Básico Construindo Scripts | Usando múltiplos comandos

Treinamento Básico Construindo Scripts

Parte: A1
 
Bom, caso já tenha conhecimento em utilizar a interface de comando (CLI) para introduzir comandos e visualizar os resultados.
A chave para shell script é a capacidade de inserir vários comandos e processar os resultados de um comando para outro, até possivelmente, passando os resultados de um comando para outro.

Usando múltiplos comandos

Se você precisar executar dois comandos juntos, você pode inseri-lo na mesma linha do prompt, separados com um ponto e vírgula (;):





 
Parabéns, acabamos de escrever um shell script. Este script simples usa apenas dois comandos do shell bash. O comando date e o comando who. O comando date é executado primeiro, exibindo a date e hora atual, seguido da saída do comando who que exibe quem está conectado ao sistema.

Usando esta técnica, podemos encadear tantos comandos como quiser, até o número máximo de 255 caracteres.

Esta técnica é recomendada para pequenos scripts. Mas ter uma grande desvantagem. Devemos digitar todo o comando no prompt cada vez que quiser executá-lo.

Em vez de ter de introduzir manualmente os comandos em uma linha de comando. Podemos combinar os comandos em um arquivo de texto simples. Quando precisamos executar os comandos, simplesmente execute o arquivo de texto.
 
Até a próxima.

Raymundo César Monteiro Nunes


Nenhum comentário:

Postar um comentário