Perdeu? Esqueceu? O administrador de sistemas sumiu e você não tem a senha? Não se desespere! Todo sistema operacional tem alguma maneira de dar acesso privilegiado em caso de extravio da senha de root. No caso da maioria dos Unix, isto envolve dar um boot em modo monousuário - e para isto você precisa ter acesso físico ao console da máquina. Em primeiro lugar, force um reboot - pode ser através das teclas CTRL+ALT+DEL, ou outras medidas mais drásticas conforme necessário - considere a possibilidade de perda de dados antes de simplesmente tirar o computador da tomada.
Durante a inicialização, ao visualizar o familiar prompt "Lilo:", ao invés de simplesmente teclar ENTER, digite o nome da configuração que você usa para o boot (geralmente linux ) seguida dos parâmetros single init=/bin/bash rw, assim:
Lilo: linux single init=/bin/bash rw
Com isto, o Linux dará boot em um modo especial, monousuário, sem necessidade de senha. Troque a senha do root (através do comando passwd ), reinicie o micro, e pronto!
Se o seu gerenciador de boot não for o tradicional Lilo em modo texto, inspecione atentamente a tela ou menu exibido durante o boot, para verificar como incluir parâmetros interativamente. Em geral esta opção existe, e você não terá dificuldade de encontrá-la.
Além disso, certifique-se de guardar seus servidores (não apenas os de Linux, "todos" os sistemas comerciais possuem alternativas similares) a salvo de acesso físico por pessoas não autorizadas, ou eles também poderão praticar este truque.
Para os sites:
Calangoti: http://calangoti.blogspot.com
Grupo de Hardware&Redes: http://groups.google.com.br/group/hardwareredes
Nenhum comentário:
Postar um comentário