quinta-feira, 8 de julho de 2010

O que é "Root" e "Sudo"? Por que usar e como usar

No GNU/Linux (e no Unix em geral), existe um super-usuário chamado root. O equivalente no Windows© para root é o Administrador. O super-usuário pode fazer tudo, e então, trabalhar diariamente como super-usuário pode ser perigoso. Você pode digitar o comando incorretamente e derrubar o sistema. Idealmente, você usa o usuário que tem privilégios para as tarefas que executa. Em alguns casos, esse usuário tem de ser o root, mas na maioria deles pode ser um usuário comum.

Por padrão, a senha do root é desabilitada no Ubuntu. Isso significa que você não pode fazer login como root ou usar o comando "su". Ao invés disso, o instalador irá configurar o comando "sudo" para possibilitar que o usuário criado durante a instalação possa executar todos os comandos de administração.


O comando sudo do sistema operacional Unix permite a usuários comuns obter privilégios de outro usuário, em geral o super usuário, para executar tarefas específicas dentro do sistema de maneira segura e controlável pelo administrador. O nome é uma forma abreviada de se referir a substitute user do (fazer substituindo usuário) ou super user do (fazer como super usuário).


Você pode, a partir do Terminal, usar o "sudo" para comandos que requerem o privilégio de root. Todos os programas no menu irão usar uma interface gráfica para o sudo para perguntar a senha, quando isso ocorrer, forneça a sua senha Quando você for perguntado pela senha, você precisa fornecer sua senha, isso significa que a senha do root não é necessária.


Observações Importantes


A senha é armazenada por 15 minutos. Depois disso, você terá de digitar a senha novamente;

Sua senha não será mostrada na tela enquanto você a digita no terminal, apenas será mostrada com asteriscos quando você digitá-la pela interface gráfica;

Para executar a configuração gráfica com o sudo, apenas lance a aplicação pelo menu;

Para executar usando sudo um programa que normalmente é executado como de usuário, como o gedit, aperte ALT + F2 e digite gksudo gedit. Para usuários do Kubuntu, use kdesu no lugar de gksudo;

Para usar sudo na linha de comando, escreva sudo antes do comando, como demonstrado abaixo:


Exemplo 01:
sudo chown bob *


Exemplo 02:
sudo /etc/init.d/networking restart

NUNCA use sudo para executar programas gráficos. Você deve sempre usar gksudo ou kdesu para rodar esses programas, caso contrário, novas tentativas de login poderão falhar.
Para iniciar um shell em root (ex.: um terminal de comandos que você pode rodar comandos do root) use:

sudo -i

Conclusão


Em casos extremos iremos habilitar o usuário root, principalmente se estivermos trabalhando com usuários de bordas na hierarquia administrativa.

Bibliografia

Ubuntu-br: http://wiki.ubuntu-br.org/RootSudo?highlight=%28root%29
Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário